sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Realidades espirituais

O tema da próxima palestra de quinta-feira aborda o estado do espírito ao desencarnar e o intervalo entre as reencarnações.
O tema é relevante, pois diante da desencarnação de pessoas queridas, há natural preocupação das pessoas que permanecem, em saber se o ente querido está bem, sendo amparado, e em quais condições se encontra. A Doutrina Espírita vem em auxílio deste anseio ao esclarecer que a vida continua, que Deus é pai amoroso e justo e que todos somos alvo de auxílio e amparo por parte dos amigos espirituais.
Aqueles que desencarnam não perdem sua identidade, seu jeito de ser, nem suas lembranças. Porém, cada um encontrará aquilo que semeou, os amigos que conquistou ou os inimigos que fez durante a jornada terrena.  Assim a  'morte' não leva ao paraíso, nem ao inferno, mas a uma nova estação de aprendizado e reparação. O tempo de permanência no mundo espiritual é subordinado às necessidades específicas de cada espírito, podendo ser de poucos anos (ou menos) ou extremamente longo, de muitos séculos. Não existem regras absolutas, mas necessidades particulares, responsabilidades e méritos individuais.

Relacionado aos aprendizados durante a reencarnação e méritos e aprendizados na desencarnação, está o estudo  de sábado, que analisará a diferença entre realezas ou destaques sociais terrestres e a verdadeira elevação do espírito.
A diferença entre ascensão moral e distinção social é muito grande e grave. Diante de possibilidades oferecidas pelo destaque social, seja pela riqueza, seja pelo poder (cargos de chefia, lideranças de qualquer tipo, etc) cabe às pessoas despertarem para o bom cumprimento dos deveres, considerando a postura cristã. Estejamos cientes da grande Verdade enunciada por Jesus: 'A quem mais recebeu, mais será cobrado'.

Para conferir a programação completa  dos estudos no CEPT, clique aqui.

Próximos estudos:

DATA: 23/02/2013
TEMA: Espíritos Errantes e Mundos Transitórios
(Ref.: LE - P. II - Cap. VI - Questões 223 a 236)
EXPOSITOR(A): Allan de Souza
DIRIGENTE: Celso Magalhães
PÁGINA: Pão Nosso - Cap. 62


DATA: 28/02/2013
TEMA: Realezas Espirituais e Realezas Terrenas
(Ref.: EE - Cap. II - Itens 4 e 8)
EXPOSITOR(A): Clarice de Oliveira
DIRIGENTE: Emerenciana Gonçalves
PÁGINA: Fonte Viva - Cap. 95


Um comentário: